Este blog está associado ao Google+:

Este blog está associado ao Google+
(Clique no link acima para ter acesso ao G+)

sábado, 15 de junho de 2013

Ser melhor...Ser.


Não fique assim por ter "perdido" a competição...Qual é mesmo o objetivo de competir? De ganhar? "Ser melhor"?
Você não é e nem se torna melhor por exibir um prêmio ou medalha...eles são apenas símbolos de um julgamento feito por outras pessoas, que estabeleceram parâmetros conforme suas próprias vivências e saberes, no mais das vezes maliciosos e viciados por rasteiros interesses.  Tanto é que existem os Jogos Paralímpicos, com parâmetros bem diferentes, pois os competidores não poderiam chegar ao mesmo resultado que os outros...Estabeleceu-se um local para que os "perdedores em potencial" também possam competir, também possam participar da voragem por medalhas que, obviamente, essas pessoas não necessitam, ninguém necessita.

Por que submeter tudo à competição? A imagem de paraíso que fazemos corresponde e um lugar de harmonia e paz. Por conseguinte, um lugar onde não há discórdias por nos acharmos melhores que ninguém, ou desejarmos ter mais que os outros, onde se é, apenas é. Como vamos "treinar" para este mundo se aqui achamos que tudo é questão de ganhar ou perder? Exercitar-se fisica e mentalmente é ótimo...mas bater-se uns contra outros é o avesso da irmandade. É Caim contra Abel, sempre, sempre, sempre...

Até mesmo nos esportes, como o futebol...o que é o futebol hoje, senão um grupo de gladiadores modernos e mercenários, que usam seus corpos contra os corpos de outros gladiadores como eles, não por gostarem de jogar, mas por dinheiro e fama? Emaranhados nos conceitos de vitória e derrota, torcidas trucidam-se mutuamente...
Nas escolas, ensinadas desde cedo a gostar de competir, seja no que for, crianças saem frustradas por não serem vencedoras, esquecendo-se de cultivar seus próprios dotes e habilidades, que nem sempre são passíveis de serem dispostos em "competições". Sim, há algo em nossas almas que não precisa ser considerado campeão disso ou daquilo...temos virtudes, habilidades e qualidades que não necessitam ser expostos em ringues e receber faixas douradas de um mundinho mesquinho e mercantilista, que com sua hipocrisia carimba uns de vencedores e outros de perdedores, sem autoridade alguma para isso.

Na verdade, todo o esporte de competição é um erro de interpretação. Toda competição é equivocada, pois nos remete a uma dualidade vencedor-perdedor que não precisaria existir entre seres fraternos. Enquanto alguém se considerar melhor que o outro, vencedor, haverá o pior, o perdedor. Por que precisamos disso? Não é suficiente sabermos que cada qual é único, e portanto não pode ser comparado, muito menos julgado? Nem os grandes Mestres nos julgam...deixam-nos viver,  não escolhem vencedores, apenas nos orientam a amar, sobre todas as coisas...e para merecer o Amor, não precisamos apresentar um diploma, uma medalha, uma taça. O Amor... só requer uma alma.

Bíndi

"É importante entender que o Buda não atingiu a iluminação porque estivesse tudo muito fácil, mas sim porque as condições em volta eram muito exigentes. Ele só atingiu a liberação porque foi capaz de ultrapassar suas próprias aflições.

Ao olhar os seres presos em coisas limitadas como campeonatos de futebol, profissões, pós-graduações, o Bodisatva sorri e tenta ajudá-los, de modo que ampliem suas próprias visões. O Bodisatva não diz que estamos perdidos, que não temos a natureza última; pelo contrario, mostra que não há solidez na prisão, que nossa natureza é livre e ilimitada, e que, portanto, podemos ultrapassar as flutuações e o sofrimento."

°°Lama Padma Samten°°

10 comentários:


  1. Talvez tenhamos ainda que ter séculos de espera até que sejamos uma só nação de paz, nesse tempo as consciências adormecidas no orgulho e nas iras por disputas "não vencidas" se farão ainda exaltadas, por desconhecerem o valor da oportunidade da vida, pois somos do mesmo potencial espiritual, apenas habitamos invólucros de variadas capacidades de manifestações, que abrigam a grande luz divina com a qual fomos criados. Inventamos comparações, julgamos irmãos por condutas que achamos serem as mais corretas, mas esquecemos de exaltar a compreensão, nos envergonhamos de falar de amor, de dizer "eu te amo", mas não nos bastamos para lavrar moralismos, como se fossemos os detentores da verdade final, achando que todos tenham que ter as mesmas reações.
    Muitas vezes o máximo de alguém é insignificante para a maioria...é como amar...talvez a pessoa não possa nos amar como desejamos, mas ela pode nos amar no máximo de sua capacidade...essa é a grande vitória do ser, vencer a si mesmo...jamais querer ser mais que o seu irmão.

    Nâo há vitoriosos nem derrotados, pois a disputa é apenas uma condição humana de comparações absurdas. Deus está em cada um de nós, cada qual carrega um pedacinho do seu amor e da sua infinita grandeza.

    Pela grandeza da luz que já carregas na consciência desperta ao amor, aprendo em todas as manhãs do verdadeiro amor da alma, o olhar, o carinho, o tom da voz, a cumplicidade irmanada no diálogo e no natural entendimento que vem do amor que cultivamos um pelo outro. Não guardando esse troféu da paz só para nós, mas olhando na direção fraterna da paz entre irmãos no mundo.

    Que o amor esteja sempre entre nós, acima do tempo e da vida...pois a única vitória que existe...é a capacidade de amar...Te Amo, Bindi.

    Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu lindo, eu sempre posso contar com a tua compreensão para tudo que sou e faço...vc sabe a palavra certa na hora certa, e olha na mesma direção que eu, sem eu precisar apontar para lá. Você é um pedaço de mim, sou um pedaço de você, e juntos e inteiros, levamos a vida na leveza do amor compartilhado...

      Eu te amo muito, por tudo o que você é, meu anjo Ghost!

      Bíndi

      Excluir
  2. Olá obrigada pela visita,e seu comentário beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a sua presença, Nelma...seja sempre bem vinda.

      Ghost e Bindi

      Excluir
  3. Oi,
    As vezes penso que o ser humano "está perdido"!
    As pessoas perderam a noção do "humano", não pensam
    na essência, vestem-se de aparência, e o que conta é
    ser melhor! Mas, ser melhor em algo que na verdade não
    acrescenta nada!
    Lindo texto! Nos chama a reflexão!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jossara, seu posicionamento condiz com a forma que vemos a questão. Vivemos fora da realidade dos sentimentos, importando sómente a roupa que vestimos, o carro que andamos, a casa que moramos...na verdade não vivemos para nos sentir bem, mas para que o vizinho, os amigos e parentes nos admirem pelo que possuímos de bens materiais, não importa o quanto possamos estar sofrendo, desde que estejamos bem vestidos, morando numa boa casa e andando de carro novo, basta...somos importantes. Mas o tempo nos faz entender o quanto perdemos de tempo nessas coisas, pois importa somente o que arquivamos de amor e fraternidade em nós...é esse tesouro que levaremos pra sempre, é esse bem valioso que devemos repartir com nosso semelhante, assim teríamos a chance de viver num mundo mais humano e digno, como vencedores da paz e irmandade.

      Abs

      Ghost e Bindi

      Excluir
  4. OI bINDI,
    UM TEXTO MUITO BEM ESCRITO E REFLEXIVO.
    acho que o mais importante voce disse aqui
    e para merecer o Amor, não precisamos apresentar um diploma,
    uma medalha, uma taça. O Amor... só requer uma alma.
    Claro que a gente pode enfeitar com bolas coloridas estrelas, sol, lua
    mas ele é lindo por si só.
    Deixo beijo com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem exige isso ou aquilo para amar, quem condiciona o querer bem a vitórias, bens materiais, status...verdadeiramente não sabe o que é amar, apenas possuir e exibir o troféu conquistado.
      Quem ama aceita e compreende o ser a quem ama, sem tentar mudá-lo a seus critérios, sem idealizar heróis e vencedores olímpicos: apenas ama por amar.
      Um abração, querida Bandys!

      Bíndi e Ghost

      Excluir
  5. Bom dia minha linda !
    A inteligência te faz reinar dentro do amor ...sem muitas explicações ...
    Vejo-te que amas independente dos astros e sim com o coração...
    Lindo seu texto como nos faz refletir tantas coisas...e principalmente como somos capazes de amar ...
    bjs de final de semana !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Severa!
      Mesmo que os astros dissessem não, ainda assim amaria...porque ninguém em sã consciência ousaria dizer que o amor não é o sentimento mais precioso e poderoso, capaz de desafiar sortilégios e presságios.
      Um grande abraço!

      Bíndi e Ghost

      Excluir

Nosso dia ficou melhor por você ter estado aqui. Obrigado por comentar!

Ghost & Bíndi